Ampliar Fonte
Reduzir Fonte
Normalizar Fonte
Mudar Contraste
Página
Início / História

História

O município de Nossa Senhora das Dores está localizado no estado de Sergipe, na região Nordeste do Brasil. Sua história remonta ao período colonial, quando a região era habitada por povos indígenas da tribo Kariri-Xocó. Com a chegada dos colonizadores portugueses, a área foi incorporada à Capitania de Sergipe del-Rey.

A fundação do povoado que deu origem à cidade de Nossa Senhora das Dores ocorreu em 1855, por iniciativa do padre Cícero Soares de Menezes. Ele construiu uma capela em homenagem à Nossa Senhora das Dores, e ao redor dela surgiram as primeiras casas dos primeiros habitantes.

No ano de 1864, o povoado foi elevado à categoria de freguesia, e em 1891, tornou-se município, desmembrando-se de Itabaiana. A economia da região era baseada principalmente na agricultura, com destaque para a produção de mandioca, cana-de-açúcar, milho e feijão.

Ao longo dos anos, Nossa Senhora das Dores passou por um processo de desenvolvimento e crescimento. Foram construídas escolas, igrejas, postos de saúde e outros equipamentos públicos para atender à população local. O município também recebeu melhorias em infraestrutura, como a pavimentação de ruas e avenidas.

Além disso, Nossa Senhora das Dores é conhecida por suas festas religiosas, especialmente a festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, celebrada em setembro. A festividade atrai fiéis e turistas de toda a região, que participam de procissões, missas e atividades festivas.

Atualmente, Nossa Senhora das Dores é um município que busca o desenvolvimento socioeconômico, com diversificação de sua economia e investimentos em áreas como comércio, serviços e turismo. A cidade também preserva sua cultura e tradições, valorizando sua história e identidade local.

Arquivos: 
AnexoTamanho
PDF icon Sem título-4.pdf1.04 MB